Zebu Valley é o ecossistema de Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Incentivo a Startups na cidade de Uberaba. Além das inúmeras empresas inovadoras, estudantes, empreendedores, o ecossistema é formado por agentes do Sebrae Regional Triângulo, UTEC (Associação das Empresas e Profissionais Autônomos do segmento de Software e Hardware de Uberaba), ACIU, FIEMG – Vale do Rio Grande, Uniube (Universidade de Uberaba), Parque Tecnológico, Prefeitura de Uberaba, FACTHUS (Faculdade de Talentos Humanos), Incubadoras: Unitecne (Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube), Mobius do IFTM e IMPULSO da UFTM, IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), SENAI Uberaba, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, Sindicato Rural, Liga Universitária, GDG Uberaba (Google Developers Group), CDL Uberaba, MGTI (Assespro-MG, Fumsoft, SINDINFOR e Sucesu Minas) e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Projeto Minas Digital da SEDECTES.
Atualmente têm sido realizadas no ZebuValley diversas ações de estímulo ao empreendedorismo e inovação tecnológica, como o desenvolvimento de habitats de inovação na cidade, a busca por mecanismos que favoreçam os investimentos em novos negócios, o fortalecimento da cultura empreendedora e debate sobre construção de políticas públicas direcionadas as empresas de base tecnológica.
O Zebu Valley foi fundado em 2015, quando apoiados pelo SEBRAE, principalmente pelas visionárias Heloísa Tinoco e Maria Madalena Gonçalves, o grupo formado pelos empreendedores Anna Paula Batista, Dionir Andrade, Frederico Miranda, Raquel Resende, Reginaldo Manhezzo e Victor Hugo Moreira, viajaram para Curitiba para participação no Startup Weekend. Essa ação se fez necessária para que o time pudesse realizar meses depois a 1ª Edição do Startup Weekend em Uberaba. O nome Zebu Valley foi criado pela Raquel Resende como uma brincadeira, para identificação do time uberabense que participava do evento em Curitiba. Foi uma referência ao Vale do Silício (Silicon Valley), região da Califórnia (EUA) mundialmente conhecida por abrigar gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple, unida ao destaque da vocação para o agronegócio apresentada em Uberaba, conhecida como a Terra do Zebu.
Hoje, a comunidade transcende aquele grupo de amigos e pessoas próximas que se ajudavam mutuamente sem esperar nada em troca.
O Zebu Valley não possui nenhuma formalização jurídica, não é uma associação, é um grupo independente que trabalha em busca de uma cidade empreendedora.
Todos unidos e falando a mesma língua. Uberaba Avança!