O que a ABStartups veio fazer em Uberaba?

2018 começou com tudo aqui no ZebuValley.

Enquanto o ano de alguns começam apenas depois do carnaval, no dia 8 de fevereiro Uberaba recebeu a ilustre visita de parte do time da ABStartups (Associação Brasileira de Startups).

Recebemos o Amure Pinho (Presidente), Rafael Ribeiro (Diretor Executivo) e o Marcos Medeiros (Community Manager) para um dia de muito aprendizado e troca de experiências. 

Se você está se perguntando o que essa galera F*** (Fora da Curva) veio fazer aqui, este texto é pra você. Vamos explicar tudinho sobre esse dia e as próximas novidades que estão por vir. 

 

Sobre a ABStartups

 

 

A Associação Brasileira de Startups é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 2011 a partir da união de vários empreendedores com o objetivo de criar uma rede de conexões para aprendizado, fomento das startups e geração de oportunidades para os associados.

A missão da ABS é promover o ecossistema brasileiro de startups, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras.

Qualquer startup pode fazer parte da ABS, basta se associar. Saiba mais aqui no site da ABStartups. (Fica a dica, o site está cheio de conteúdo legal para empreendedores!)

 

Plano de Comunidades

Hora de responder a pergunta que te fez começar a ler este texto. O porquê da visita da ABStartups.

A ABS veio até aqui pois o ZebuValley (junto com outras 5 comunidades) está fazendo parte do piloto de um projeto muito especial idealizado pela associação: o Plano de Comunidades.

  • O Plano de Comunidades é composto por uma série de iniciativas, pesquisa, visitas e acompanhamentos a comunidades empreendedoras de todo o Brasil.
  • O primeiro passo para implementação do plano é entender em que momento o ecossistema está e o que ele pode fazer de efetivo para evoluir.
  • Após muita pesquisa, será possível classificar arquétipos de comunidades, ou seja, pontos de convergência entre diversas comunidades que possibilitem exergar um modelo padrão.
  • A partir dessa classificação, será possível identificar problemas comuns a várias comunidades e propor soluções comuns a todas elas. (O que torna as soluções escaláveis e replicáveis em mais de uma comunidade)

 

De onde surgiu essa ideia? 

O insight para o Plano de Comunidades surgiu a partir de uma análise do empreendedorismo no Brasil. Segundo o presidente da associação, Amure Pinho, o mercado acaba centralizando investimentos, ações, mídia nos grandes centros com maior densidade de startups, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Consequentemente esses centros saem cada vez mais na dianteira em termos de criação de startups, investimento, exits, etc. Esse GAP acaba não valorizando excelentes ideias, ecossistemas e iniciativas do interior do país.

O Plano de Comunidades tem como um dos objetivos fortalecer e desenvolver mais comunidades e, consequentemente, mais startups.

Afinal, para que as startups se desenvolvam é necessário um ecossistema forte, mobilizado e inspirador. Com atores dispostos a se ajudarem.

Amure, Rafael e Marcos estão a frente do projeto, porém é um trabalho conjunto de toda a equipe ABStartups.

 

Resultados ao alcance de todos

Após a fase de pesquisas e classificações, será possível gerar um Guia de Evolução para comunidades.

Será um manual de boas práticas, identificação de problemas, benchmarking, perguntas e respostas, road map, dentre outros, cujo objetivo será educar líderes e provocar visão estratégica para o seu próprio ecossistema.

 

Abrangência: todo o Brasil

O projeto ainda está em fase piloto, atuando em 6 comunidades, porém logo terá implementado em larga escala e terá abrangência NACIONAL, com visita a dezenas de comunidade, do norte ao sul do país.

 

Afinal, como foi a visita em Uberaba?

 

1- Trackage

Começou pela Trackage, startup de Uberaba onde grande parte dos funcionários são também atores ativos do ecossistema ZebuValley. A equipe foi recebida pelos empreendedores Victor Hugo, Patrícia Cicci, Anna Paula, Pedro Moura e Jéssica Borsari.

A conversa foi bem abrangente: desde ações de sucesso realizadas em 2017, projetos futuros, cases de sucesso até a necessidade que temos de novos líderes, mais engajamento, menos ego e mais ação por parte de atores e instituições no geral. 

 

2- Nerdstickers

Depois foi a vez de visitar a NerdStickers. O empreendedor Gabriel Vieira apresentou as instalações da empresa onde são produzidos milhares de adesivos e distribuídos para todo o Brasil, além de um maquinário importado do Japão que garante maior qualidade aos adesivos. 

Gabriel contou também a história do seu empreendimento, que é um excelente case de sucesso do ZebuValley. De uma forma simples e bem objetiva a NerdStickers está fazendo a diferença na nossa comunidade. 

 

3- Grão Direto

Na visita à startup Grão Direto, a ABS teve uma visão geral de negócio e o que eles estão propondo para todo o Brasil. Uma das dificuldades segundo o CTO Frederico é encontrar mão de obra técnica e qualificada na cidade. Apesar da comunidade estar bastante madura, é um sinal para investirmos cada vez mais em capacitação.

 

 

4- Prefeitura de Uberaba

A próxima parada foi o gabinete do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo José Renato Gomes, que recebeu o time ABS junto com a Gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende.

A Prefeitura manifestou interesse no apoio da ABStartups na consolidação das políticas públicas para Startups em nossa cidade, inclusive orientação na legislação que está sendo preparada e em propostas de interação das Startups com o setor público.

“ A visita da ABStartups é muito importante neste momento para a Prefeitura de Uberaba porque está preparando Políticas Públicas voltadas às startups e a orientação e experiência dessa entidade é essencial para nós.  Além disso, a PMU está também preparando um chamamento público as tecnologias e startups que possam ser adotadas no serviço público, tal qual, a ABStartup fez recentemente junto ao Governo de São Paulo no chamado PitchGov.” (José Renato Gomes)

 

5- Unitecne

Na Unitecne, incubadora de empresas da Universidade de Uberaba, a associação foi recebida pelos gestores Dionir Andrade, Karina Martins e Gustavo Stein.

Tiveram uma conversa muito produtiva sobre os objetivos da incubadora, barreiras burocráticas e como superá-las e sobre a importância da inovação para atrair mais empreendedores.

 

6- Astroscience

A última parada do dia foi na startup Astroscience, especialista em Impressão 3D.

Um dos fundadores, Adriano, explicou como foi a criação da empresa, desenvolvimento da tecnologia e investimento.

 

 

Incrível, não é mesmo?

O mais legal é saber que essa visita do dia 08/02 foi só o começo de uma série de iniciativas.

 

Para finalizar, destacamos o depoimento do empreendedor Pedro Moura, que acompanhou todas as visitas e também forneceu dados para execução deste artigo.

 

''Pra mim como pessoa e empreendedor foi de grande importância passar esse grande dia de interação com a ABStartups. Foi um dia muito rico de conhecimentos compartilhados  entre ABS e os empreendedores que visitamos. A nossa comunidade sem dúvida ganhou muito aprendizado que poderemos aplicar para que ela se torne ainda mais madura e melhor a cada dia. Amure, Rafael e Marcos são pessoas extraordinárias e de um conhecimento e experiência incomparável, o ZebuValley só tem a agradecer. Muito obrigado.'' (Pedro Moura)

 

Com certeza nosso ecossistema será muito mais forte e desenvolvido após a conclusão do projeto. Vem muito aprendizado por aí!

 

Em nome de todo o Ecossistema ZebuValley,

Muito obrigada, ABStartups!

 

 

Texto escrito por Jéssica Borsari com excelentes contribuições de Pedro Moura e Amure Pinho. Feito com amor no ZebuValley, para o ZebuValley! <3